Foi lançado recentemente o novo Ubuntu em sua versão 25.04 com o codinome ‘Plucy Puffin’ (significa algo como ‘Papagaio-do-mar Corajoso’). Esta nova versão trás diversas novidades e correções de bugs e já pode ser baixada através do link: ubuntu.com/download.
A Canonical não mediu esforços para implementar melhorias nesta release além de trazer o melhor do Gnome 48 e do Kernel 6.14. Entre as melhorias estão:
- O suporte ao Triple Buffering que permite maior suavidade nos efeitos de animações na interação do usuário com o sistema.
- Melhorias na experiência do usuário nas telas de instalação e boot do sistema.
- A introdução de um “DevPack” para o Spring que aumenta a disponibilidade do toolchain (conjunto de ferramentas de programação – Python, Golang, Rust, .NET, LLVM, OpenJDK e GCC.) no Ubuntu.
- Melhorias significativas em desempenho através de implementações de maior compatibilidade com as GPUs Intel.
O Plucky Puffin combina a mais recente tecnologia de desktop de código aberto com foco em tornar as ferramentas de desenvolvimento de alta qualidade prontamente disponíveis no Ubuntu. O Ubuntu 25.04 oferece melhorias de desempenho nas GPUs Intel e um novo ISO para entusiastas de hardware ARM64. Nosso crescente suporte para computação confidencial com o AMD SEV-SNP faz do Ubuntu a plataforma de destino para implantar cargas de trabalho de IA de forma segura e em escala em nuvens públicas e data centers privados.
Jon Seager, vice-presidente de engenharia do Ubuntu na Canonical

GNOME 48 – Melhorias em experiência de Usuário
No contexto do uso do Gnome 48, além do Triple Buffering e o suporte ao HDR que é em as principais características dessa versão do Gnome, também podemos abordar algo muito que foi incorporado pelo Ubuntu que é a preservação da ‘vida’ da bateria em notebooks. Este recurso atua diretamente na questão dos ciclos da bateria, melhorando o controle e o tempo de vida útil desse componente.
Outro ponto significativo é o ‘Wellbeing Panel’, uma nova área na tela de configurações do usuário que permite fazer um controle de bem estar e setar o tempo de tela. Por padrão, após o tempo limite de tela, o ambiente fica todo numa escala de cinza para lembrar o usuário que o mesmo chegou ao limite informado.

Por fim, no Gnome, outra característica interessante é a substituição do Evince para o Papers na visualização de arquivos PDF. Essa mudança se deu pela ausência de atualizações do Evince, um ótimo software para essa questão, porém que por conta disso ficou meio que ‘fora de moda’ e provavelmente sem suporte.

Instalação e boot do Sistema

Tivemos melhorias também no instalador do Ubuntu, agora o mesmo permite o usuário escolher algumas opções avançadas como criptografia e interações com o BitLocker.
Não perca tempo, instale agora mesmo o Ubuntu 25.04. Essa versão está monstruosa de coisas boas. Experimente: